PÁTIOS: Sucessos dos nossos projetos e melhorias nos Clientes 

     com a fundamental parceria

REENGE para obter os sucessos nos projetos e nas melhorias dos processos de pátios, desenvolveu e aplicou o sistema LEAN com as suas ferramentas de gestão, totalmente adaptadas e adequadas a essa característica diferente de operação.

 

CARACTERÍSTICAS DA LOGÍSTICA: PÁTIOS

 

  • O gerenciamento dos recursos em área Logística em Pátios é de difícil execução, principalmente a gestão "presencial e pessoal", isso pelas dimensões das áreas, das impossibilidades da visualização das operações, das quantidades de recursos envolvidos, etc. Logo é fundamental a delegação destas gestões para o processo.
  • Gargalos são extremamente “mutantes”, nas suas operações, nas frequências de ocorrência, nas suas intensidades, nos intervalos de ocorrências e nas variações das demandas.
  • As perdas dos recursos aplicados ao longo do processo são sempre de tempos pequenos, porém de alta ocorrência e frequência, em operações e momentos diferentes.
  • Estas operações ocorrem sempre nos domínios dos Clientes, portanto as definições das prioridaes, demandas, recursos tendem a serem extremamentes flexíveis e polivalêntes.
  • Os fluxos e as movimentações internas (Logísticas) são muito impactantes na produtividade ds recursos.

 

METODOLOGIAS REENGE NA LOGÍSTICA: PÁTIOS

 

Sistema do “LEAN PRODUCTION” = PAG + OAC

 

Melhorias nos processos:

  • Aplicação de 5 ferramentas: Células + Kanban + Polivalencia + Equipes + Gestão Visual.
  • Aplicação do processo "vertical" e da gestão "na vertical". Passar do sistema Tradicional para sistema LEAN
  • Aplicação do conceito “Gestão por processo” definido por um dono do processo.

 

Melhorias pontuais:

  • Células de Processos. (Atividades Internas x Externas) + (Racionalizações - Automações)
  • Análises de Gargalos. (Atividades Internas x Externas) + (Racionalizações - Automações)
  • Análises pontuais: Cargas/descargas de veículos zeros

 

Melhorias organizacionais:

  • Análises e definições do Organograma operacional para uma gestão por processo.
  • Indicadores de Desempenhos “em tempo real”.

 

Layout geral:

  • Efetivar as mudanças com novos processos.